Natal 2012 - Mensagem de Boas Festas


Celebramos o nascimento de Cristo. Nasceu numa gruta da periferia de Belém, pois Maria e José não conseguiram encontrar uma casa na cidade para os acolher. Por isso, viver o Natal de Jesus e fazer dele uma boa nova, implica ir ao encontro dos “pobres”. O encontro com os pobres muda a nossa vida, mais do que um discurso! Eles são estrelas cadentes, que nos guiam para a luz do presépio!
Às famílias  que sofrem pela presente crise, não é fácil anunciar a Boa Nova do Natal, e desejar “Boas Festas”. Como poderás tu então, levar a Boa Nova aos mais pobres? 
Que sentido fará desejar “Boas Festas”, quando faltam empregos e bens essenciais? Eis a nossa Proposta:
Poderás desejar Boas Festas, se o outro for o centro das tuas atenções e serviços, tal como Deus, que fez de nós o seu centro, oferecendo-se em pessoa, no Menino de Belém.
Poderás desejar Boas Festas, se souberes oferecer o teu tempo e o teu carinho, sobretudo às pessoas que vivem sozinhas, aos doentes, aos tristes, aos mais desanimados...
Poderás desejar Boas Festas, se fizeres tudo o que podes em família,  para acolheres e ajudares os membros que passam por maiores dificuldades.
Poderás desejar Boas Festas, se as prendas que ofereceres forem ajuda para quem precisa. A autêntica alegria das Boas Festas está na dádiva generosa.
Não esqueças isto: Só quem oferece Natal aos outros, pode ter Natal para si!

São estas as Boas Festas, que o vosso pároco vos deseja.
Pe. Marco Gil


P.S. Horário das missas de Natal e Ano Novo:
S.José – 9:30h
S..Mamede – 11:00h

"Tenhamos confiança e não seremos confundidos na sua vinda" (1Jo 2,28).
Não sejamos pessoas com olhar constantemente voltado para o chão. Se nos mantivermos apenas dentro dos interesses materiais, a nossa vida será pequena. Seria como termos à nossa disposição um potente computador e não saber explorar os seus enormes recursos. É preciso elevar o olhar e descobrir outros horizontes, porque é lá que encontramos a nossa plena realização...
(Dom Aluísio R.)

O significado do feriado de 8 de Dezembro

A Igreja Católica celebra a 8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição.
Esta é uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor.
Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria.O dogma Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a bula Ineffabilis Deus, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos.Nos anos 700 esta celebração já existia no oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda a cristandade.Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, filho de D. Teodósio e D. Ana Velasco, primeiro rei da dinastia de Bragança. Sendo um dos feriados nacionais, de extrema importância para Vila Viçosa, uma vez que é lá que se encontra a imagem de Nª. Sr.ª da Conceição a que D. João IV ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, seria também a Rainha e Padroeira de Portugal.
Depois desse grande momento, os reis seus sucessores nunca mais puseram sobre a cabeça a coroa real.






"Aproveite bem as pequenas coisas,
algum dia você vai saber que elas eram grandes."
(Robert Brault)




"Quantas preocupações esquecemos, quando pensamos naquilo que podemos fazer para melhorar a nossa vida, ou a vida de alguém."
(Nelson Mandela)

São Martinho

A 11 de Novembro, Celebra-se o dia de S.Martinho. Segundo reza a lenda, certo dia um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola.
Martinho rasgou a sua capa em duas partes e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu.
Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo. A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do Verão anterior.
Crê-se que no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece.
Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.  ver +



"Diante de um mundo marcado pelo egoísmo e pela cultura da morte como nunca antes visto, é urgente uma cultura da vida e da solidariedade, que ultrapasse as barreiras da religião, da raça, e de todo o preconceito instalado."
(Pe.M. Roberto)


 





"Ensina ao jovem o caminho que deve seguir,
mesmo quando envelhecer, não se desviará dele."
(Pr.22;6)






"A esperança é o motor da vida,
a confiança é o combustível que o alimenta. "





 

 
 
 
"Quando o egoísmo e o individualismo dão lugar ao espírito de entreajuda, tudo se torna mais fácil, e mesmo as barreiras que parecem intransponíveis, são contornadas..." ver +





"Acredito que só estando em movimento solidário, se podem derrubar os muros da solidão!..." 
(Emilia Almeida)


"Minuto Solidário" do Montepio, dedicado ao Centro Social e Paroquial de Arcozelo, uma das entidades apoiadas pelo Projeto.




Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa


15 de Junho, é o dia mundial de consciencialização da violência contra a Pessoa Idosa.
Este dia tem como objectivo levar a sociedade a reflectir sobre a violência (física e verbal) praticada hoje em dia contra os idosos. Uma sociedade com valores morais esquecidos, onde o respeito pelos mais velhos é irrelevante em determinados grupos sociais...ver +

Dia do Corpo de Deus


O dia do corpo de Deus é uma exultação à Eucaristia, sendo manifestada no 60º dia após a Páscoa e sempre a uma quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Ultima Ceia de quinta-feira Santa, daí o seu caráter de feriado móvel.
Começou a ser celebrado há mais de 750 anos, mais concretamente em 1246, na cidade belga de Liége, tendo sido alargada à igreja universal pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264, dotando-a de missa de ofício próprios.
Chegou a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de "Festa de Corpo de Deus", embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo.
No princípio do sec. XV, com D. João I, a festa do Corpo de Deus era já celebrada com solene procissão, e actualmente inúmeras instituições e comunidades fazem festa com redobrado fervor, incluindo a procissão.
Também por esta altura é comum nas paróquias nacionais as crianças realizarem a sua 1ª comunhão.



Inauguração oficial do Centro Social da Paróquia de Arcozelo

Foi oficialmente inaugurado o novo edificio do  Centro Social de Arcozelo, com as valências de creche e jardim-de-infância já em pleno funcionamento.
Esta realidade só foi possível com a Fé, empenho e dedicação do nosso Pároco Frei Manuel Luís, que contou com a colaboração voluntária de muitos paroquianos. Apesar das dificuldades que todos sentem nas suas vidas, foi graças à boa vontade daqueles que contribuíram com os seus donativos que esta obra foi edificada. (ver +)



O Arcebispo Primaz de Braga D.Jorge Ortiga realçou o papel da Igreja na área social, considerando que a Igreja “não tem fugido às suas  responsabilidades".
Por sua vez, o secretário de estado Marco António, num gesto de humildade, reconheceu "a indiferença que o estado tem por vezes para a necessidade de obras como esta", agradecendo o facto da obra ter sido feita sem estar à espera do estado. (ver +)


Dia mundial da Criança

Depois da 2ª Guerra Mundial em 1945, muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise e as crianças desses países sofriam bastantes abusos e dificuldades.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança. Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a afecto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração. O direito de crescer num clima de Paz e Fraternidade Universal.
Mas só 9 anos depois, em 1959 é que os direitos das crianças foram oficializados. A 20 de Novembro, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a " Declaração dos Direitos da Criança". Uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.







"Se quisermos mudar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar."
(Ayrton Senna)
O homem é solidário por natureza. Infelizmente quando descobre que tem de sobreviver num mundo capitalista, torna-se mais egoísta, pois apercebe-se que as possibilidades de perder ou ganhar, dependem apenas da sua atitude. 
Vejamos que os pobres não ligam muito ao capitalismo, pois eles querem apenas viver (ou sobreviver). Então, são os seres mais solidários do nosso país, não se envergonham de ser pobres, e gostam de  ajudar, repartindo o pouco que tem com humildade e amor.

DIA DA MÂE

"O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão."
(Honoré de Balzac)

A origem das comemorações atuais do dia da mãe, remonta ao ano de 1905, quando uma jovem Norte Americana (Anna Jarvis) perdeu a sua mãe. A sua tristeza foi tal que entrou numa profunda depressão.
Os amigos que conhecendo o seu espirito alegre e cheio de vida, tiveram que tomar uma atitude, porque não aguentavam ver a sua grande amiga naquele estado de sofrimento. Então por iniciativa unânime, organizaram uma festa em memória de sua mãe, onde lembraram o melhor da sua vida, eternizando assim aquela data. Anna ficou tão feliz com a iniciativa que quis alargar aquela comemoração a todas as mães, lutando para que aquela data fosse incluída no calendário oficial como dia da Mãe.
Em 1910, o estado da Virgínia (EUA) declarava oficialmente no calendário o dia 9 de Maio como dia da mãe, vindo alguns anos mais tarde a estender-se a todo mundo. Em Portugal, tal como noutros países da Europa, esta data comemora-se todos os anos 1º domingo do mês de Maio.


As grandes oportunidades de ajudar os outros raramente acontecem,
mas as pequenas surgem todos os dias.
(Sally Koch)

O ato de agradecer

Tão importante quanto apresentarmos a Deus os nossos pedidos e súplicas, é o ato de agradecer a Ele por tudo o que nos concede.
O que agradecer?

Agradecer o nosso trabalho! Muitos acordam a reclamar do trabalho... Felizes são aqueles que têm um trabalho que lhes permite levar o pão de cada dia à mesa. Muitos estão desesperados em busca de um emprego e não conseguem.

Agradecer a Deus pelo pão que se tem na mesa. Enquanto muitos põe defeitos na comida de cada dia, outros dormem com o estômago vazio, sem se alimentarem há dias.

Agradecer ao Senhor os medicamentos que aliviam as nossas dores! Quantos reclamam dos remédios que fazem uso. Já imaginou a vida sem um remédio que lhe alivie as dores?

Agradecer por mais um dia de vida, pela saúde, pela natureza que nos revela o cuidado de Deus para conosco!

Pedimos muito e agradecemos pouco. Deixar de agradecer a Deus por tudo aquilo que ele nos proporciona na vida é uma das maneiras de nos aprisionarmos no nosso egoísmo.

O que é o egoísmo? É um hábito ou atitude de colocarmos os nossos interesses e projetos em primeiro lugar. Mas é também colocarmo-nos como o centro da vida. Quando isso acontece perdemos o foco do essencial da nossa vida.

Procissão dos Passos

Realizou-se no passado domingo dia 4, uma das mais relevantes cerimónias religiosas celebradas anualmente na cidade de Barcelos, a procissão do "Senhor dos Passos".
A cerimónia foi presidida pelo bispo auxiliar de Braga D. Manuel Linda, que para além do D.Prior, foi também acompanhado pelo padre Costa Araújo, pregador convidado, o qual salientou:
"Todos somos pecadores neste mundo e ninguém é imaculado. Somos homens imperfeitos, porque transgredimos as normas e leis do senhor... Por isso, neste tempo de quaresma devemos sentir o arrependimento e praticar a penitência, pois só assim podemos depois celebrar a Páscoa com toda a dignidade cristã". ver+

Início da Quaresma


A celebração da quarta-feira de cinzas assinala, para os católicos de todo o mundo, o início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa com a duração de 40 dias, marcado pelo jejum, o apelo à partilha e à penitência.
Para os crentes, jejuar é em 1º lugar uma terapia para curar tudo o que os impede de se conformarem com a vontade de Deus...

Dia de S. Valentim

De acordo com os registros da diocese de Terni em Itália, Valentim foi consagrado em 197, sendo seu primeiro bispo e considerado fundador da cidade. Consta que ao lado de sua casa e da igreja havia um imenso prado e um belo jardim.Quando não estava trabalhar na igreja ou a tratar de algum doente, podia ser visto a cuidar das rosas que cultivava. À tarde ele abria os portões para as crianças brincarem e correrem livremente. Ao entardecer ele abençoava cada uma entregando uma flor, para ser entregue às suas mães. ver+

PAZ E BEM !

“Nunca somos tão pobres de bens materiais, que não possamos doar mais um pouco ao irmão necessitado que sofre mais diretamente as agruras duma vida injusta e pouco solidária”...
Com a certeza de que sereis sensíveis ao meu apelo, venho por este meio, desafiar-vos mais uma vez, à solidariedade para com as ultimas necessidades da nossa “OBRA”.
Possivelmente, no final deste mês de Janeiro, vamos iniciar os novos serviços, entre os quais, a creche completa que inclui crianças dos 4 meses aos 3 anos.
Para tal, são precisos “berços” e “caminhas”.Como os tempos não são favoráveis à concessão de novos financiamentos, pedimos encarecidamente a vossa ajuda: aceitando ser “PADRINHOS OU MADRINHAS”de um berço ou uma caminha!
O contributo para cada berço é de 500 Euros, e de 150 Euros para cada caminha.
Podem fazer o vosso donativo diretamente na secretaria do centro social, ou através da conta associada com o NIB: 0036 0271 99100022687 71
Acreditando que Deus tocará os vossos corações, peço perdão pela ousadia.
AGRADECIDO pela vossa compreensão, aguardo com expectativa uma resposta tão breve quanto possível.
Peço a DEUS PAI que vos ilumine, e retribua em dobro, o que com AMOR e DESPRENDIMENTO, fizerdes pelos nossos pequeninos!
Cumprimentos do vosso pároco que sempre rezará e zelará por vós.
Com AMIZADE,
Frei Manuel Luís

O sonho comanda a vida...

O sonho, é uma constante da vida, tão concreta e definida como outra coisa qualquer.

O homem que deixou de sonhar, deixou de ter a capacidade de viver.

O sonho não é propriedade dos jovens, dos inteligentes, dos mais ricos.

O sonho é parte integrante da beleza da vida.

"Deus quer, o homem sonha,
a obra nasce."

A chegada dos Reis Magos
Na região da Pérsia (actual Irão), três sábios, Gaspar, Belchior e Baltazar, que se dedicavam ao estudo das estrelas, um dia viram uma estrela diferente de todas as outras, muito brilhante com uma beleza rara. Foi então que se aperceberam de que algo de extraordinário tinha acontecido, havia nascido um novo Rei.
Logo se puseram a caminho seguindo a estrela e levando consigo presentes: ouro, incenso e mirra.
Quando chegaram a Jerusalém, perguntaram pelo Rei dos Judeus. Herodes ao saber que estrangeiros procuravam uma criança à qual chamavam Rei dos Judeus, ficou furioso e com medo, pois se tinha sido eleito Rei pelos Romanos, como é que agora aparece um Rei mais poderoso?
Com a sua astúcia, Herodes ordenou que os três magos se reunissem com ele. Nesse encontro disse-lhes que quando encontrassem a criança o informassem para que ele também a pudesse adorar. Concordando com o seu pedido prosseguiram o caminho. Quando a estrela parou, logo souberam ser ali que se encontrava o menino.
Ao chegarem junto de Jesus ajoelharam-se, oferecendo-lhes os seu presentes.
Depois partiram, parando ao anoitecer para dormir. Nessa noite tiveram um sonho no qual um anjo apareceu avisando-os que Herodes planeava matar Jesus. Ao amanhecer seguiram por outro caminho, evitando assim encontrarem-se novamente com o Rei Herodes.